Como manter o corpo fit para o surf das nove às seis

Trabalhar na mesma postura das nove às seis quebra a nossa evolução no surf. Dicas simples a implementar de segunda a sexta para nos deixar fit para o surf.

Quantos passamos o dia sentados em frente ao computador? Naturalmente que a agilidade no surf só se conquista no próprio mar, mas não havendo essa disponibilidade durante a semana, torna-se mais complicado manter o ritmo aos sábados e domingos. A solução passa por criar um plano de treino e mobilidade física durante a semana e assim ficarmos o mais preparados possível para o surf.

Natação antes ou depois do trabalho

Fiz natação durante boa parte da minha adolescência, isto de estar ligada à água é mais do que o signo na casa sol. Ir para uma piscina de manhã cedo antes de trabalhar ou ao final do dia para descomprimir é uma excelente maneira de manter ritmo dentro de água.

Aumentar o cardio na hora de almoço

Uma das coisas que gosto de fazer para quebrar as horas paradas, colada à secretária, é caminhar e incluir muitas escadas pelo caminho durante a hora de almoço. Se houver um café a três quarteirões do trabalho, vale a pena andar até lá. Mas não a passo de caracol, é mesmo para puxar pelas pernas e andar rápido, fazer aumentar o ritmo cardíaco. Pode soar a pouco, mas isto vezes cinco dias por semana, durante um mês, faz toda a diferença.

Alongar ao longo do dia

Por norma, descuramos dos alongamentos mas não devemos. Alongar é muito importante para evitar lesões musculares e manter o bom funcionamento do músculo. Para quem pratica yoga, é mais fácil saber que tipo de posturas fazer para contrariar as horas sentadas. No entanto, deixo aqui alguns exemplos de alongamentos a fazer no nosso dia-a-dia para aliviar a coluna, os ombros e o pescoço tenso.

Trocar a cadeira pela bola Suíça

Trocar a cadeira pela bola suíça força-nos a trabalhar o core e a endireitar a postura. Pode parecer estranho nos primeiros tempos, mas com a força do hábito vamos conseguir fazer essa troca. Além disso, podemos sempre terminar o dia a fazer alongamentos com a ajuda da bola. Só temos a ganhar.

Mesmo com o nosso dia confinado ao nosso emprego, vamos lá dar o nosso melhor e alterar alguns hábitos atrás da secretária. A consistência é a solução para nos manter num bom nível de surf, ou mais do que isso, num pleno bem-estar físico.