O surf no inverno é um desafio e tanto, mas compensa muitas vezes. As ondas são geralmente maiores, com mais power e correntes, e o tempo, além de frio é também chuvoso. No entanto, resulta em menos crowd na maioria das vezes. Se te preparares com precaução, podes ter sessões de surf incríveis.
O frio corre-me nas veias desde a infância por ter nascido perto dos Alpes, mas isso não significa que goste de ir para o mar com temperaturas baixas. Tornou-me apenas mais tolerante em relação ao frio. Deixo aqui os meus truques para tornar o surf mais suportável nos meses cinzentos, dentro e fora de água.
Adequar os teus fatos de surf e acessórios
Ando a pensar em comprar um gorro para o mar, para sobreviver ao frio cortante que passa no pescoço e cabeça. Quanto ao fato de surf investi num 5’4 mm e foi a melhor decisão que tomei. Depois de muita procura, o O’neill Hyperfreak conquistou-me, maleável (não me sinto muito pesada confesso), e consigo aguentar mais tempo dentro de água sem congelar.
Escolher a hora certa para surfar
Como as ondas são geralmente mais fortes no inverno, há que saber escolher o momento certo para entrar no mar, evitando os dias mais tempestuosos e de ventos fortes. Eu tento ir para água a meio do dia, quando as temperaturas estão um pouco mais altas. No entanto, todos sabemos, que a melhor sessão de surf é quase sempre, a da manhã… certo?
Aquecer antes de entrar
A pressa é tanta para entrar no mar que descuramos do aquecimento. E na verdade, não interessa se está frio ou não, aquecer é importante antes de qualquer atividade física. Convém não confundir o aquecimento com alongamento, os músculos precisam de ser aquecidos, não alongados. Aprendi há uns anos com o João Amorim, o aquecimento a fazer: movimentos/exercício que sejam próximos daquilo que fazemos dentro de água como é o caso das rotações, flexão e extensão de pernas e braços, mudanças de direção, equilíbrio e impacto. Correr é muito comum, no entanto, não usamos os movimentos da corrida no surf, por isso, acaba por não ser o mais indicado a fazer.
Aquecer ao sair do mar
Antes de usar as botas no inverno, recordo-me perfeitamente, das vezes que não sentia os pés e as pernas até chegar ao carro. As botas resolvem essa parte. Depois, é importante tirar o fato de surf assim que possível e vestir roupa quente. Gorro é obrigatório bem como meias quentes, já que as extremidades do corpo são sempre as mais vulneráveis ao frio. Um poncho grande também não pode faltar, bem como o chá quente.
Manter o ritmo no mar
Dentro de água, quando o swell é menos intenso, mantém-te à mesma em movimento. Treina a remada, procura o pico das ondas. Não te deixes ficar na prancha à espera que a onda vá ao teu encontro. Precisamos de manter o corpo quente, e para isso, há que ter o coração em bom ritmo, sempre a pulsar com alguma intensidade.