O despertador toca, todos os dias, às 05:45 da manhã. É o primeiro toque, o segundo avança 10 minutos depois. Lanço-me em flecha para fora da cama não vá o esqueleto preferir ficar na ronha. “Ai que horror, dá p’ra ficar boazona sem esse drama?”, ficou pendurada a mensagem no whatsapp na noite anterior. Em pensamento respondo: dá, claro que sim. Mas não é isso que me motiva, inspira e move.
Há privilégios que os devemos ter e viver sem questionar. Ouvir a madrugada. Sentir o nascer do dia. Vejo o sol tímido a espreitar por detrás das colinas da margem sul lá ao fundo. Sei que dali a dez minutos, um casal de idosos vai passar por mim e atirar-me com um bom dia contagiante. É já ritual e a única companhia. Estão a fazer a sua caminhada. E o que os motiva, pergunto-me. Imagino a história daquele casal. A vida já vai curta, são muitos anos nos ossos. Se ficarem a dormir, entregam-se à rotina, ao cair da tristeza. Ao caminharem ainda na fraca luz da manhã que começa a aparecer, talvez se sintam menos velhos, menos acabados. Mais preparados para o que o dia trouxer.
Não precisamos de frases de motivação, de mensagens de motivação. Apenas precisamos de viver com as melhores escolhas. Saber que o dia é maior do que a noite. Que o caminho que percorremos é fruto desta nossa escolha. Ficar a dormir ou viver o dia.
Mas esta vontade tem de vir de algum lado. Podia escrever sobre as energias, o pensamento positivo, outras tantas filosofias que têm a sua quota parte de razão. Mas o que me motiva é sentir-me mais preparada para o dia. Se eu sou capaz de acordar antes do sol nascer, vestir-me, sair no escuro para correr sozinha no meu trilho, no meu caminho, sou capaz de fazer qualquer coisa no meu dia. É esse o espírito que carrego em cada pisada. Nada me pára. Nada me impede.
Já viram a campanha da Under Armour com o Michael Phelps? Deixa a seguinte mensagem:
It’s what you do in the dark, that puts you in the light
É isto. É o que tu fazes por ti quando mais ninguém vê; o que fazes por ti, apenas por ti, quando não tens ninguém ali que define quem és no teu dia. Dai ter-vos lançado o desafio #100diasverão. É por ti, para ti. Apenas meia hora do teu dia para te sentires mais preparado para a vida.
Amanhã às 05:45?