surfskate sunset

Como iniciar no surf ou surfskate? (parte 2)

O surf e o skate andam de mãos dadas. Minto. O surf e o surfskate deslizam lado a lado. É mais isso. A grande vantagem do skate em comparação com o surf é a progressão, que é mais rápida. Só precisas do teu skate e de uma estrada. Não dependes nunca das condições do mar. Além disso, consegues praticar as manobras vezes sem conta. Resultado: fotos e vídeos com pinta para partilhares no teu Instagram. Então vamos lá, como iniciar no surfskate?

O precisas de ter ou saber antes de te meteres nesta aventura

Skate, Longboard ou Surfskate

Penso que é importante distinguir. Já andei de skate, longboard e surfskate e de longe que o meu preferido é o último, por razões óbvias. Se a tua intenção é melhorar o teu surf, ou se gostas da fluidez que um surfskate te permite, esta deve ser a tua escolha. Mas se queres downhills ou dançar sobre um skate, opta pelo longboard. O skate clássico, penso que não precisa de apresentações. Todos nós devemos ter tido um na nossa infância, mas confesso, nunca aprendi a fazer um ollie. Compreende primeiro o que queres fazer e aprender para depois escolheres o skate certo.

Fazer parte de uma comunidade

Praticar surfskate abre-te portas a uma comunidade de miúdos e graúdos apaixonados por surf e skate. Vais simplesmente conhecer, sem grande esforço, pessoas com uma energia muito positiva e vibrante. A meu ver, é uma das maiores vantagens do surfskate. Ganhas um apoio incontestável, a torcer sempre por ti.

Cair, faz parte!

Aprender a andar de skate não tem a mesma dificuldade que o surf, na medida em que não dependes do swell para aproveitar. Uma boa estrada e tempo seco garantem momentos de diversão sobre o skate. No entanto, como qualquer outra prática desportiva ou atividade, há que ter cuidado. As quedas acontecem, mesmo com experiência. Por isso, é fundamental usar capacete, e eu diria proteções nos pulsos e joelhos. Das quedas que tenho visto e as que tive, as mãos vão quase sempre primeiro ao chão. E não vale a pena arriscar lesões maiores.

Os surfskates não são baratos

Existem várias marcas de surfskate. Eu recomendo os da Carver Skateboards. Não são propriamente acessíveis, e é dificil encontrá-los em segunda mão. Compreendo, porque quem tem um Carver vicia. Mas o interesse pelo surfskate tem crescido ao longo dos anos, e com isso, vejo o boom de muitas outras marcas e igualmente boas: YOW Surf Skateboards, Slide, Smoothstar, SwellTech, entre outros.

 

 

You May Also Like