SurfBuilder: treinos de surf fora de água

SurfBuilder

O surf é um desporto fisicamente exigente, e ressente-se ainda mais, quando passamos grande parte da semana sem fazer qualquer tipo de exercício físico. Felizmente há uma boa solução que contraria esta falta de mobilidade. Chama-se SurfBuilder, um projeto de João Amorim, cujo foco é surf fora de água com treinos funcionais.

Para melhorar o surf há que entrar no mar sempre que possível. Só que a nossa vida quotidiana nem sempre o permite, obrigando-nos a estar demasiadas horas da nossa semana sentados ou sem praticar nenhuma atividade física. Esta falta de exercício prejudica a nossa performance no surf, especialmente quando precisamos de mais resistência, equilíbrio e força para o mar. À conversa com o João Amorim, da SurfBuilder, descobri que os treinos funcionais são a resposta prática para evoluir no surf fora do mar.

O que é a SurfBuilder?

Traduzido para português, SurfBuilder, quer dizer construtor de surf. E é isso mesmo, um espaço que pretende preparar fisicamente os surfistas para estarem mais aptos nas suas surfadas, e tirarem o maior proveito do mesmo.

O que te inspirou a criar a SurfBuilder?

Sou profissional do Exercício Físico e Saúde há 7 anos e surfista apaixonado desde criança. Sempre pratiquei desporto e consegui ver a importância de estar fisicamente preparado para qualquer atividade que me fosse proposta. Tenho reparado com o passar dos anos que muitas pessoas não têm condição física para poder enfrentar uma força da natureza como o mar. Assim surgiu a ideia de juntar a minha paixão com a minha profissão. Sinto que posso ajudar todos aqueles que pretendem melhorar o surf. Além disso, o facto de ter trabalhado com surfistas profissionais como é o caso do Nic Von Rupp fez me também criar bases de conhecimento para todo este projeto.

Que tipo de treino encontramos na SurfBuilder?

O Treino Funcional é aquele que melhor se adequa as necessidades de um surfista. Pensar em movimentos e não só apenas grupos em musculares, torna-se essencial a realização de manobras específicas da modalidade, sem esquecer o condicionamento físico geral.

Para quem são estes treinos?

Estes treinos são direcionados para todo o tipo de população independentemente o nível de surf. Desde que não tenha qualquer contra-indicação à prática de exercício físico, dos pequenos aos graúdos, todos podem treinar.

Quais os benefícios do treino funcional?

  • Prevenção Lesões
  • Melhoria da flexibilidade
  • Melhoria da condição cardiovascular
  • Mais equilíbrio
  • Maior velocidade reação
  • Mais resistência muscular

Que resultados podemos esperar com a SurfBuilder?

Mais resistência na remada, mais veloz a apanhar as ondas, mais equilíbrio em cima da prancha e execução das manobras.

SurfBuilder HoráriosComo funciona a SurfBuilder?

Treinos em grupo todas as segundas e quartas-feiras com diferentes horários disponíveis: 18h30, 19h30 e 20h30. Os treinos têm a duração de uma hora.

Qual a tua relação com o Surf?

Considero o surf uma forma de viver e não apenas um hobby como tantos outros. Influencia tudo aquilo que faço no meu dia a dia e a longo prazo. No fundo todos os dias buscamos felicidade e a surfar é muito fácil, mandar um tubo e ficarmos uma semana com um sorriso na cara. Não conheço mais nada que me transmita tão boas sensações.

Um conselho para quem estiver a começar a surfar…

Prepara te fisicamente para poderes surfar! A tua evolução será mais rápida e assim que deres conta vais-te divertir como nunca!

Já agora se puderes trazer sempre um pedaço de lixo da areia ou da água, ainda melhor!