Surf Movies: os filmes de surf que me inspiram

Featured Video Play Icon

Há algum tempo que queria aqui partilhar os meus melhores filmes de surf. Sou curiosa por tudo, tenho deslizes passionais por livros, histórias, filmes, cultura. Gosto de me influenciar por pessoas interessantes, intensas, que me atingem como colisão pelas mensagens que transmitem, pelo que me fazem sentir. Confesso ser uma recente admiradora de filmes de surf, o vício pelo desporto faz-me consumir filmes ou vídeos sem parar. Como consequência, alguns provocam-me arrepios pela espinha.

Given

Impossível não nos deixarmos derreter pela perspectiva de Given sobre aquilo que é o mundo. O dele, neste documentário, é feito de viagens com o pai e a mãe, ambos surfistas, e a irmã recém-nascida, True. Juntos percorreram a simplicidade da vida atravessando 15 países durante 40 meses. O desafio de Given é o de encontrar o “big fish”, a fábula criada pelo pai para explicar o sentido da vida. A narrativa é inocente, mas tão cativante. Recomendo vivamente este documentário. Deixo no entanto o alerta: pode viciar e dar vontade súbita de fazer o mesmo – o de pegar na família e juntos conhecer o mundo.

Proximity

Para lá de espetacular, Taylor Steele revela muita sensibilidade ao juntar duplas do surf mundial como Kelly Slater e John John Florence ou o Dave Rastovich e a Stephanie Gilmore, além do Rob Machado e Craig Anderson e ainda, Shane Dorian e Albee Layer. A dualidade das surfistas, das conversas soltas, francas, convidam-nos a uma proximidade única. Leva 5 estrela, o Proximity.

View From a Blue Moon

Este é, a meu ver, um dos melhores filmes de surf visualmente falando. Acho que nunca mergulhei tanto, literalmente, num ecrã como no filme de John John Florence, View From a Blue Moon. Viajamos com ele por este mundo fora, em busca de ondas perfeitas, num cinema de alta definição. A banda sonora, maravilhosa, intensifica a forma como sentimos a água, a prancha a deslizar. Sensorial. Brutal.