SAL: o festival de cinema para os amantes do mar

Confesso que no ano passado fui a correr ao são jorge para comprar bilhetes para o View From a Blue Moon com John john florence. Este ano vou de novo a correr para outras sessões de cinema cheias de mar. SAL | SURF at lisbon film fest, no cinema São Jorge, Lisboa, de 17 a 20 de novembro.

Quem não gosta de uma boa sessão de cinema? E se for à volta do tema do surf? Eu ponho vários “likes” a isto. O SAL é o primeiro Festival de Cinema de Surf por terras lusas e acontece este ano pela quinta vez, de 17 a 20 de novembro. O objetivo é promover o potencial da costa portuguesa e criar laços duradouros entre a cultura, o turismo e o desporto numa perspetiva internacional.

Além das sessões de filmes de surf no SAL temos também música, exposições de pintura, fotografia e debates sobre assuntos sobre o mar, sustentabilidade e ambiente. É um fim de semana em cheio para nos preencher a agenda. Relativamente aos filmes, tenho uns quantos na calha, estou certa que quero ver quase tudo. Deixo aqui três escolhas.

Red Charges. O SAL passa em primeira mão e em pareceria com a Mercedes-AMG, as ondas gigantes da Nazaré. Deve ser tão magnético ver a coragem dos surfistas de ondas gigantes. Estou ansiosa para ver!

We Rise Together. Uma curta-metragem com Eveline Van Brande, Taylor Nelson e Anna Ehrgott durante uma aventura à vela pelo sul da Califórnia, que foge ao sex-appeal comercial do surf feminino para mostrar uma versão genuína disto que é uma vida de paixão e de surf.

Deep Islands. Outra curta-metragem que não quero perder. Celebra a simbiose entre o microcosmos e a beleza do surf num cenário paradisíaco nas ilhas do Oceano Índico, onde a fragilidade do fundo de coral é enaltecido e chama a atenção para a necessidade da sua preservação.

Deixo apenas estes exemplos para não ficarem perdidos como eu na escolha. Para mim está a ser tão difícil quanto saber que onda surfar… Vejam o cartaz e deixem-se levar. Encontram mais informações no facebook do SAL. Temos encontro marcado?

programa-sal

Fonte: SAL | Surf At Lisbon Surf Film Fest