Rituais diários: o que não dispenso nos meus dias

Há rituais nossos dos quais não devemos prescindir se nos fazem o dia sorrir. Aqui fica uma pequena lista para inspirar a criar bons hábitos.

Aquilo que nos faz sentir bem, nos deixa felizes, é o que devemos manter na rotina diária. Viver de forma saudável significa respeitar o nosso templo – o corpo – tratá-lo da melhor forma para que o nosso brilho venha de dentro para fora. Criar rituais é honrar este mesmo templo. Aqui fica a minha pequena lista de rituais (quase obrigatórios).

Limão e Gengibre

Não dispenso de manhã, em jejum, o copo de água morna com gotas de limão e rodelas de gengibre. Sei que contribui para a perda de peso, mas é um ritual que não dispenso por outra razão: limpa as toxinas do nosso corpo. E ao fazê-lo logo de manhã significa que estou a preparar o meu corpo para o tratar da melhor forma ao longo do dia, nutri-lo o melhor que sei. A Sociedade Vegan explica bem as vantagens desta dupla.

Saudação ao Sol

O sol existe sempre mesmo quando o céu está encoberto. Logo, das primeiras coisas a fazer no meu dia é o Surya Namaskara, a minha saudação ao sol para dar a energia certa ao corpo, para o despertar, para o alongar e deixar apto para o que ai vem. Ajuda ter um pequeno canto de yoga em casa, acender incenso, velas e imagens alusivas ao relaxamento. O dia fica sempre mais inspirador.

Matcha

A primeira vez que bebi matcha confesso que não gostei. Contudo, o efeito que me provocou ao longo da manhã ao nível da concentração e serenidade, tornou-o imediatamente companheiro de pequeno-almoço (foi trocado pelo café). E depois, acompanha tão bem a sessão de yoga matinal…

Mantra

Tenho um caderno onde escrevo diariamente o meu mantra. Não acordo todos os dias com a mesma motivação. Escrever mantras foi a forma que encontrei para contornar a minha falta de energia, concentração, força de vontade. Ao escrever o mantra, interiorizo-o. E ao libertar essa vibração ao longo do dia, faz com que me sinta melhor.

Ficar Offline

Quem me conhece sabe que vivo colada ao universo digital, mas não é tudo para mim. Sou adepta de um sono tranquilo portanto o smartphone fica desligado a partir das 22h até às 7h da manhã. Melhoramos e muito a qualidade de tempo e reservo esse tempo para me deixar dormir ou por a leitura em dia.

E quais os teus rituais diários? Partilha nos comentários.