Leite de ouro | Golden Milk para noites frias

Noites frias pedem uma caneca quente antes de dormir. De chá? Nem sempre. Podemos variar e começar a experimentar o que a medicina aiurveda nos ensina há tanto tempo: leite com curcuma, o leite de ouro.

O leite de ouro, um oásis de sabor, é o meu mais recente vício antes de dormir. A noite pede conforto e o corpo pede nutrientes que nos façam sentir bem. Embora seja uma novidade para mim, o leite de ouro é mais uma das tendências saudáveis atuais com origem nas tradições milenares.

Além do surf e do yoga como elementos essenciais à minha felicidade, rejo-me por uma dieta equilibrada. Significa que procuro bons ingredientes para o meu bem-estar o que me leva à constante descoberta de novos sabores (e habituação aos mesmos). Isto de me alimentar convenientemente sempre foi tema delicado, entre não querer verduras e grande parte de frutas, quanto mais a temperos provenientes da Índia. Mas quando fiz esta transição consciente para uma vida mais equilibrada e feliz, despertei os cinco sentidos.

O leite de ouro

É aqui que entra a curcuma (e no leite também). Os benefícios da curcuma são mais do que muitos. Tem propriedades anti-inflamatórias, antisséticas e antibacterianas, ou seja, ajuda na prevenção e tratamento de doenças inflamatórias crónicas, fortalece o sistema imunitário, ajuda a baixar os níveis de colesterol, um super alimento para acrescentarmos às nossas refeições.

Depois, o leite quente, dourado, repleto de especiarias como a canela, o gengibre, e ainda, uma colher de mel, fazem desta bebida um uma explosão de bons sabores. A minha receita adaptada – aposto que a medicina aiurveda prepara de forma diferente – uso o leite de origem vegetal. Gosto particularmente da combinação da curcuma com o leite de amêndoa.

Tendo em conta os benefícios da curcuma em junção com as restantes especiarias, acredito que seja um excelente complemento para os dias de frio que se avizinham. Para quem como eu faz surf nestas temperaturas, é um aliado de força para nos manter quentes e resistentes. Fica a sugestão: levar no copo térmico leite de ouro para beber depois do surf. O vício do açaí fica para o verão.