Como manter hábitos saudáveis em pleno verão

O calor finalmente já se instalou (estes últimos dias têm sido incríveis)! Isto significa que as noites são longas de cocktails na mão, direito a horas a fio sem mexer o corpo apenas a relaxar na areia, gelados com fartura e muita diversão. Eu sei que tudo isto soa muito bem, mas chegamos a setembro preguiçosos, mais cansados e alguns de nós com peso a mais.

E como se faz para mantermos uma rotina saudável no meio de tantos e bons deslizes? Segue o plano de festas deste verão.

Pratica desporto de manhã (cedo)

Estou sempre a dizer o mesmo? Imagino que sim, mas acredito piamente nesta mensagem. Reserva a frescura da manhã para praticar alguma atividade física: faz o metabolismo começar a trabalhar e liberta a sensação de bem-estar que perdura ao longo do dia. Além disso, com o avançar das horas, o calor aumenta e a vontade de uma imperial ao fim da tarde é sempre mais convidativa do que uma corrida.

Junta os legumes aos teus grelhados

Finais de tarde com direito a churrascos e grelhados no terraço ou jardim são mais do que bem-vindos. Mas, ao invés de se encherem com batatas fritas e outros snack menos saudáveis, experimentem grelhar courgette ou tomate. Podem arriscar nos “verdes” que quiserem, o que importa é que tenham uma boa dose de nutrientes à mesa (para mim, roer uma espiga de milho também vale).

Muita água… E com sabor

Falo sempre da extrema importância da ingestão de água durante o ano inteiro, mas no verão ganha outro sabor. Ou sabores. Fixo-me nos dois litros de água por esta altura e quando a falta de paladar me aborrece, faço infusão de água frutas ou cítricos. Dão sabor e acrescentam aquele aspecto de cocktail que tanto nos apetece (mas o álcool aumenta o volume abdominal).

Diverte-te lá fora

Longos são os meses de frio e cobertores nos domingos de cinema. Só que agora o calor é tão apetecível que não há vontade de estar por casa. Para mim os jardins são as melhores escolhas para dias quentes. Estão sempre frescos e podemos voltar a ser crianças. Corridas, frisbee, caminhadas em Sintra, tudo serve para nos por sempre o corpo a mexer. Na praia, se tiverem mais talento do que eu, Frescobol (raquetes na praia) é para lá de bom para nos fazer trabalhar o corpo.

Pequenos hábitos fazem a diferença ao longo de todo o ano. É preciso relembrar-nos sempre que ser saudável não é uma moda, é um estilo de vida que deve ser cumprido dentro da vontade e capacidade de cada um. A mudança é grande, por vezes custosa, mas garanto que vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *