Ter consciência de uma boa postura é sinónimo de vida longa

Provavelmente estão a pensar no que a imagem tem a ver com o tema da postura. Na verdade, quando vi esta fotografia lembrei-me de um raio-x que fiz à minha coluna há uns anos. Era parecida, mas na versão preta e branca.

Depois de me ser diagnosticada escoliose, tenho eu uma coluna em S (condiz com o meu nome que também serpenteia) tive direito a um mês de correção postural numa clínica de fisioterapia. Por mais doloroso que fosse, o tratamento fez-me maravilhas. Especialmente a parte em que me aconselharam vivamente a praticar desporto o resto da minha vida. Foi a melhor sentença que podia ter ouvido.

Antes disso, tinha sido aconselhada a não correr, não saltar, apenas caminhar. Evitar essencialmente impactos. Só que eu fui teimosa em aceitar este estilo de vida mais pacato e preguiçoso.

Entrei para o yoga. Comecei a surfar, a correr, e a ter treinos no The Studio, com o Sérgio (recomendo vivamente). Confesso que me chateia ouvir “não faças tanto exercício.” É exatamente pelo exercício todo que tenho feito que não tenho sofrido nos últimos dois anos com dores de coluna.

Aprendi que tudo na medida certa, só nos faz bem. Aprendi a importância da correção postural. Aprendi que os meus ossos adoram músculos. Tudo se resume sempre a viver de forma saudável, mais leve, com mais energia, mais disposição, mais feliz. Eis as lições que tirei desta vida aos esses.

#1. O yoga é o melhor aliado para a escoliose. Algumas das posturas mais básicas do yoga ajudam a reduzir a curvatura da coluna e a dor que muitas vezes sentimos. Como o yoga mexe com a pressão sentida pela coluna (pelo facto de não ser uma linha direita), obriga a uma reação. Eu confesso que me sinto mais alta, ou seja, mais direita.

#2. Se tens escoliose, sugiro que faças primeiro sessões de correção postural numa clínica indicada. A massagem muscular aliada a uma sequência de exercícios lentos e repetitivos da fisioterapia, bem como a sessão médica de torção da coluna ajudam a criar consciência de como devemos estar, andar, sentar no nosso dia-a-dia.

#3. Intensifica os teus exercícios. Quanto mais força tiveres no teu core, mais direita fica a coluna. Os músculos fortalecidos obrigam o corpo a adoptar a postura mais correta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *