Açaí e porque está na moda entre surfistas

Taça de açaí e surf. Provavelmente das melhores combinações que a natureza poderia oferecer. Chega a ser impossível de resistir.

Estou viciada. Devoro açaí depois do surf. É que uma taça de açaí é para lá de deliciosa e equivale a uma boa dose de refeição, não há como resistir. Mas o que é isto do açaí e que moda é esta entre os surfistas?

O açaí é o fruto da palmeira açaizeiro, planta nativa da região amazónica. Pelo que li, a lenda conta a história de uma jovem índia que guiou a sua tribo até à árvore mágica, cujo fruto os alimentou naquela época de fome que passavam. O açaí ficou com o nome desta índia, mas dito ao contrário. Lenda ou não, o facto é que o açaí prova ser muito energético e nutritivo, o que o coloca como superalimento.

O açaí é um dos maiores antioxidantes que podemos encontrar nos alimentos.
Neutraliza os radicais livres no corpo e ajuda na renovação celular.
Fonte muito rica de fibras e proteínas, com baixo teor de açúcar é uma escolha saudável após a prática de atividades físicas.

Enquanto surfista, a meu ver, a taça de açaí é tudo de bom que o meu corpo pode desejar depois de intensas remadas no mar. Está repleto de antioxidantes, proteínas, fibras e uma série de vitaminas, com baixo teor de açúcar, sendo um complemento saudável para quem pratica atividades físicas com regularidade e quer recuperar a energia. Além disso, o sabor entre a chocolate negro e mirtilos, a frescura do açaí (vem sob forma de gelado), e os pedaços de fruta natural combinam maravilhosamente com o cenário de praia e boa vida. A prova de como o surf e o açaí andam de mãos dadas está em todo lado. Nic von Rupp, ainda este verão, lançou a marca E aí, vai um açai? na Praia Grande, por não encontrar um ponto de venda perto de casa e precisar de alimentar este bom vício.

Contudo, por ser tudo de bom, não quer dizer que se deva comer todos os dias. Infelizmente todos estes benefícios estão presentes na polpa da fruta e não nas composições que a maioria dos sítios faz com a adição de xarope de guaraná e granolas industriais açucaradas. Como tudo na vida, comer açaí também pede moderação.

Para quem quiser experimentar uma versão mais saudável, partilho aqui a minha receita de açaí (depois de algumas experiências esta foi a que correu melhor).

acai-taca-receita-mar-de-sal